quarta-feira, julho 4

finalmente, rescaldo do eoX240

Andei à espera que a organização do eoX240 conseguisse umas fotos para por este Post no meu blog mais bonito, mas como estava dificil e já passaram quase 20 dias... 

Dia 15 de Junho, Sexta, lá segui com o Nelson rumo à Ultra Maratona eoX240. Bem dispostos e convictos daquilo que iamos enfrentar, passamos pela Bikes Santiago e seguimos rumo a Serpa, onde estava o secretariado da prova.

Levantamento de dorsais e ida ao Lidl para comprar o jantar, fomos até à "estalagem", Turismo Agro-Rural Monte das Tojosas em Vale Vargo. Pelas 19H começar a preparar jantar, bifes peru com salada, muita massa e pão integrais.

Ultimar os preparativos nas Bikes e andar ali 10m que ainda estava o "lusco-fusco" para desmoer. Depois, 22h caminha que o despertador tocava às 4h20!
Levantar, banho, cereais integrais com bananas, proteina, frutos secos etc! Comer bem e seguir para a prova! Nesses 10' de carro ainda deu tempo para "porrar um coelho" que o Nelson não me deixou ir buscar!! :\ Diz que era pequeno eheheh

Chegando a Vila Verde Ficalho, foi tudo a correr. Mesmo em cima da hora, dei conta que me tinha esquecido do cacapete, para minha sorte havia um atleta que tinha um cacacete de reserva no carro! O meu tinha ficado no Turismo Rural!!

A prova arrancou pelas 6H em ponto e nem o Gps estava ligado, arranquei a configurar mas só passados uns 10/12 km é que ficou a contar e nem me dava o trilho, mais tarde paguei essa factura.
Consegui ir no grupo da frente, sendo eu muitas vezes a por o ritmo que me convinha. Aos 40km começamos a acelarar e acabamos por ficar 5/6 atletas. Entretanto nisto, eu fiquei sem camel back, rasgou e fiquei apenas com o bidon da bike ate aos 60km em Serpa, onde estava a primeira assistencia. Ai bebi e comi bem, mas muito rapido para não perder muito tempo.

Logo depois dessa ZA1 em Serpa, entramos num "estradão", tinha acabado de ser regado. A dupla do Nuno Caeiro cai e fica para tras seguindo eu, o Humberto Luis, o Bruno Espinha e o Gonçalo Luz Correia.

Aos 70/80km, este ultimo, decide atacar e com o vento que se fazia sentir, nenhum de nós reagiu. Pensamos os três o mesmo. Pensamos que ele morreria logo ali. Começamos a trabalhar em conjunto mas o Humberto acabou por abrandar, tendo vindo a desistir mais tarde. Fiquei com o Gonçalo Luz com quem trabalhei bastante para ir buscar o Bruno. Fizemos uma boa dupla ate aos 175, ZA3.

Confeso tambem que fui "passarinho". Desses 175km que fiz acabei por trabalhar mais do que os restantes, e neste desporto "andar na roda" significa cerca de 30% menos esforço. Não estou a dizer que o Gonçalo o fez descaradamente, mas involuntariamente varias vezes ele dizia "este é o meu ritmo, vamos bem assim, ele vai berrar..". E ai fui eu, trabalhando para depois aos 175km ele dar um esticão sabendo que eu tava sem GPS. Parei, perdi 15m e fui apanhado pelo Nelson Valente e o Vitor Gomes. O Gonçalo acabou por passar pelo Bruno Espinha que "berrou" mesmo e perdeu-se.

Ate ao final, foi penar sozinho contra o vento, de vez enquando a ficar sem GPS que perdia o sinal de satelite por estar mal configurado. A juntar a isto, 2000m de subida nos ultimos 60km! A "pilha" abrandou! Paguei o trabalho, o vir sozinho, o XCM Manteigas com 5 dias antes e a falta de descanso.

Fiquei muito satisfeito, foram 11h19' a pedalar numa das provas mais duras e ficar em 4º é sempre honrroso. Foi resultado de muito treino, muito trabalho. Desde 1 Janeiro, +- 6000km de bike entre outras que complementam o treino.

registo http://connect.garmin.com:80/activity/embed/189736721

Não se devia dedicar um 4º lugar a ninguem, mas sendo ele numa prova em que terminar é dificil acho que os visados não se vão importar ;) Este resultado tem um esforço por tras, muita dedicação, muita hora de treino, sacrificio alimentar, fisico, etc! Mas sem o apoio incondicional da Rita, sem a preocupação da minha mãe Isabel, sem os "mimos" da minha avó Carolina, sem o "recente-chegado" apoio do meu Pai e ir pensando tambem na minha irmã, nas minhas aulas de spinning, naqueles que sei que nunca me falharam e nunca me irão falhar!

Uma palavra muito especial, Nelson Guia, obrigado! Se não tivesses ido, eu tambem não iria, isso aconteceu no G100 e acontece muitas vezes. O facto de seres meu colega de "pedaladas" é uma motivação poder acompanhar-te. Não tenho duvidas que se tivesses mais tempo para treinar eras um dos melhores Btt'tistas em Portugal. A vida que tens, a maneira que desdobras entre: casamento, dois putos, camadas jovens e conseguires mesmo assim enfrentar estes desafios, És um exemplo! Obrigado "Amigo" Nelson!

Sem comentários: