desafio titan'11





O click aventura

Ao ler um artigo onde dizia que o vencedor de 4 Voltas a Portugal em Bicicleta iria participar numa aventura pelo deserto de Marrocos – Marco Chagas – integrado numa equipa onde estaria também alguns ídolos como Vítor Gamito e Celina Carpinteiro, para além dos bem conhecidos Sérgio e Nelson (“Anjos”). Foi o suficiente para pensar que estava na altura de voltar aos treinos depois de três meses de “boa vida”.
Voltar a treinar, juntar cerca de 3500€, arranjar patrocínios, elaborar planos de treino, informar a família, pedir a opinião à namorada. Enfim não era uma tarefa fácil, mas o mais difícil era manter a boca calada até ter a confirmação da presença na prova.
Estávamos então nos primeiros dias de Janeiro. Era hora de arregaçar as mangas e atacar o objectivo Titan Desert com toda a minha força e dedicação. Comecei um plano de treino, alimentação e nutrição dia 10 de Janeiro e perdi cerca de 11kgs.
  


A alimentação que fiz durante a dieta para o Titan




Peq. Almoço
1 copo de leite soja (250ml) + pão integral com queijo fresco/fiambre de peru;
Salada de Fruta com Frutos secos
cereais integrais com batido whey protein;
Lanche da manha/Tarde/Ceia
1 iogurte magro + 1 peça de fruta;
Frutos secos (1 mão de nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, pistachos);
Cereais integrais com batido whey protein;
Almoço/Jantar
Sopa de Legumes com: frango desfiado, ovo + Fruta
Peru/Frango + Salada/Esparregado + Arroz/Massa/Puré
Peixe + Legumes/Salada/Cenoura/Brócolos
Arros,/Massa/Esparguete (integral) com queijo fresco/atum/ovo/esparregado 



Este foi um dos aspectos mais positivos e aliciantes que toda a prova me deu. Graças a ele “uni” todos os amigos, conhecidos, familiares, atletas que faziam as minhas aulas, clientes, colegas de trabalho, tudo!

Tudo começou com um email, por volta das 6.30h da manhã para o Yuri a pedir ajuda visto ele adorar “biclas”, ter imenso jeito para a área de imagem e ter estado muito próximo na minha vitoria nas 24h Jamor’10. A resposta dele ao email foi engraçada e que nunca me esquecerei, “- AI Tiko Men, sonhei com isso hoje, temos de avançar.. passei a noite a pensar em coisas que podias fazer para esta aventura”. Tal sintonia era impossível de ultrapassar e a quem hoje agradeço por tudo aquilo que fez e ainda por vezes o chateio a fazer.

Para além do site, criamos outras coisas que ajudaram na promoção da minha participação, a quem agradeço a Imagemsul pela estampagem de patrocínios nos quatro equipamentos oferecidos pelo Kalorias Club.




Check List - Titan Desert 2011

Entre o material que era obrigatório para a prova e o material que eu achava necessitar era muita tralha, numa possível ida um dia para provas assim, optarei por ainda ir mais leve apesar de eu ser o Português com menos peso de bagagem a entrar no avião.





Os Objectivos




Seria mais humilde ter pensado em dizer que o objectivo principal era trazer para Sines o Jersey de finisher. Era sinal que tinha terminado a prova, mas não o sou assim, gosto de “ganhar” e de colocar a fasquia um pouco mais alta. Por isso e muito resumidamente o meu objectivo na participação no Titan Desert foi o de terminar na melhor classificação possível. Era o de acabar as 2 primeiras etapas bem, depois tentar puxar no 3º dia, para no 4º dia manter o resultado obtido no 3º dia.




A mecânica era o ponto que mais temia. Mas a Stevens Scoop Team foi “hiper fiável” (apenas partindo o aperto do espigão de selim, culpa minha). Para este factor, fiquei a dever muito à grande ajuda do Francisco da FBIKES que para além de toda a preparação da bike, das ajudas no material suplente que levei, teve ainda uma tarde inteirinha de sábado a ensinar o “BAB” de uma simples manutenção.




 




O que me esperava

07 Maio - Sab Saída de Lisboa 07h30 destino a Granada
08 Maio - Dom Hotel Capitulaciones em direcção ao aeroporto de Granada
09 Maio - Seg Maadid - Boudnib 97km
10 Maio - Ter Boudnib - Talsint 105km
11 Maio - Qua Talsint - Tissaf 140km
12 Maio - Qui Tissaf - Debdou 122km
13 Maio - Sex Debdou - Taourirt 68km
14 Maio - Sab Abla - Granada 72km
15 Maio - Granada - Lisboa

O dia-a-dia de toda a prova

7 de Maio (Sines - Granada)
Eram 10 horas quando cheguei à bomba de Grândola onde ia apanhar o autocarro para Granada com todos os atletas portugueses, tal como eu, partiam para esta aventura! Pouco tempo depois chegaram e eu pus-me a bordo! Para começar bem, esqueci-me da bolsa da Garmin com o gps, o ipod, o dinheiro.. Que stress! Lá foram a Ritinha, a minha irmã e o Yury, até a próxima bomba, a 30km de distância para que eu pudesse recuperá-la. Ultimo beijo e siga viagem!
A viagem foi longa e cansativa mas o ambiente esteve espetacular. O grupo é excelente, parecia que nos conhecíamos há anos, todos à vontade, sempre prontos a partilhar experiências... Vítor Gamito, Marco Chagas, tantas vitórias, tantas histórias sobre as conquistas nas voltas a Portugal!!!
Almoçámos em Olhão uma massada de peixe e uma preta a acompanhar..! Foram só 5 pratos! fiquei logo conhecido como o Tiko Come Come hehehe :) Entre muitas brincadeira e algumas paragens, chegamos a Granada, por volta das 21h (espanholas). Ficámos hospedados no Hotel BS Capitulaciones. Partilhei o quarto com o Nuno Garcia. Depois do jantar, ainda demos uma voltinha pela cidade pois estivemos o dia todo dentro de um autocarro, mas rapidamente voltámos de novo para o hotel, onde me esperava um boa noite de sono!



Dia 8 de Maio (Granada - Erfoud Maadid)
Depois de um bom pequeno-almoço, dirigimo-nos para o Aeroporto de Granada para fazer o check in. A minha mala era a mais leve de todo o grupo, com apenas 15,6 kg!
Embarcámos as 11h num charter particular para 180 pessoas e em apenas uma hora já estávamos em Marrocos. Demorámos mais uma hora de autocarro ate Maadid, a viagem foi sempre ao lado de um desfiladeiro e com vista para o maior oásis de Marrocos com cerca de 90km! Chegamos então ao Hotel Xaluca, era altura de montar a bike, "fiz tudo sozinho, nas calmas", por volta das 19h fui com a meo team pedalar um bocadinho. Fizemos 19.9km com um bocadinho de dunas para habituar ao terreno.
Depois disto, era altura de um banho de piscina, um bom banho no quarto e seguir imediatemente para o briefing para depois jantar, chichi cama!!
Conclusão do Dia: " "Isto é realmente aquilo que eu queria, experiências novas, gente com muita história e muita experiência"



9 de Maio (Erfoud Maadid-Boudnib)
Distância: 87,06km
Acumulado: 622m
Classificação: 72º
Correu tudo bem, não tive grandes problemas mecânicos, comi, hidratei. Mas foi muito duro! Muito duro mesmo.O banco foi baixando e fiquei com dor nos joelhos e nos rins e ainda algumas cãibras nas pernas...
Cheguei em 72º! Foi uma boa etapa, contudo senti falta de alguém na meta à minha espera!
Alongar e preparar a bike para a 2ª etapa. Estudei o percurso, jantei, fui ao briefing e cama.
Tive de preparar tudo para dois dias de prova, porque a 2ª e 3ª etapas não temos acesso a nada e passamos a noite ao relento, verdadeira sobrevivência!!



Dia 10 de Maio "Maratona" (Boudnib- Talsint)
Distância: 103.32km
Acumulado: 935m
Classificação: 61º
Correu tudo também sem grandes problemas! Estive sempre com a companhia da Celina Carpinteiro, nos últimos 20km também com a do Vítor Gamito e chegámos juntos à meta. Estava muito satisfeito com a minha prestação, nunca pensei em estar tão bem classificado na geral , 61º, ainda para mais, quando o meu único objectivo era o de terminar!
O mais difícil foi mesmo passar a noite ao relento sem ter saco de cama, apenas manta termica! Foi o dia que me fez crescer em termos de moral, subir na classificação e gerar alguma admiração da malta que por la andava.



Dia 11 de Maio (Talsint - Out El Haj)
Distância: 172km
Acumulado: 1441m
Classificação: 119º
Nesta manha pediram-me uma coisa. Pediram-me algo que me encheu de orgulho e que eu iria tentar fazer com muito gosto. Acompanhar sempre a Celina (campeã nacional de maratonas). Na altura ela estava em 2º lugar das senhoras e era esse o objectivo pois a primeira, Rebeka (Americana, campeã do mundo de veteranas) ia muito forte. Cumpri a risca o que me pediram, sempre com ela ate ao ultimo CP3 (112km), eis que nos enganamos e em vez de seguir para traz com ela, segui em frente pois avistávamos um acampamento ao fundo. Porque? Porque vinha exausto e decidi que preferia arriscar por ali e ela ir com os dois espanhóis que estavam connosco. O resultado foi perder-me completamente. 1h30m +- completamente perdido no deserto. É duro, mete medo, é difícil, vem a cabeça imagens da organização da malta a tapar-se com as mantas térmicas devido ao sol e frio. Nunca parei, não tinha agua, gel ou barras mas nunca parei. Mesmo perdido andava e andava e andava ate encontrar algo que me desse uma referencia. Não tinha GPS por que era a etapa maratona (2 dias, no bat), o telemóvel não tinha rede. Andar era a única alternativa. Subia aos cumes das montanhas na tentativa de avistar alguém de bike e seguir então! Foi dessa maneira que me safei, encontrei um grupo de 3 irmãos que me deram água e um torrão de alicante e disseram dezenas de vezes -ANIMO TIKO ANIMO, faltam 15km boraaaa. 3 irmãos de Barcelona que depois vieram na minha roda sempre a 38/39 =) no fim, abracei-me a eles e fomos os 4 beber uma cerveja. Em vez de 136km fiz 172km.
Em termos anímicos cai muito. Senti que tinha comprometido a minha prestação caindo de 60º para 119º da geral. Como se não chegasse, não havia rede no acampamento para comunicar com a Rita o que se passava. A noite os primeiros sintomas da Gastrite. Pouca fome ao jantar, muito frio no brifing. Deitei-me e então ela atacou. Durante a noite varias vezes ao wc.. o ceu no deserto é maravilhoso ainda que eu estivesse muito mal!



Dia 12 de Maio (Out El Haj- Debdou)
Distância: 102,74km
Acumulado: 692m
Classificação: 123º
Nem à muito para dizer, ir abaixo animicamente, não comer e passar a noite ao relento a vomitar, paga depois numa etapa durissima de 100% pedragulho! Durante a etapa passaram varios adeversarios que ainda pucharam por mim mas n era dia não. Vomitei 3 vezes e tive até de parar para ubrar uma vez, como não estava à espera de tal sucedido, as meias foram a unica solução! No fim da etapa estive a soro, vários comprimidos e comi bem mas.. a noite tudo igual!



Dia 13 de Maio (Debdou-Taourit)
Distância: 61,92km
Acumulado: 692m
Classificação: 116º
Mesmo sem forças decidi que tinha de pedalar com força pois eu sou mais forte que uma gastrite. O gráfico da organização dizia que era a descer loool sim.. esqueçam la isso! Mas correu bem! Pensei que estava de novo de volta, acabou a etapa, demontei bike, empacotei e fomos ao banho e almoço. De volta, tudo igual ou pior. O autocarro que fazia a ligação de Taourirt ao Ferry em Nador teve de parar duas vezes. Já no ferry, mais uma hora a soro e muito comprimidos, muito pão e arroz e médicos a pedirem para abandonar la carretera! Nada disso, só faltava a ultima...



Dia 14 de Maio (Abla-Granada)
Distância: 106km
Acumulado: 2178m
Classificação: 114º
Como começou a minha aventura, terminou. Com um grande Homem, Marco Chagas! Vencedor de 4 voltas a Portugal. Umas vezes ele a puxar por mim, outras eu por ele. 110km com 2200m de desnível acumulado. Pensem nisso ao fim de 5 dias de prova com uma gastrite.

Classificação Geral: 114º



A “vossa” importância assim que cheguei (15/05/2011)

“Durante estes dias apercebi-me que por vezes não dei valor à Família e aos Amigos que tenho! Fui alvo de uma enorme força da vossa parte. Nunca esquecerei as palavras de apoio transmitidas através de msg's, fb, emails etc que a Rita me ia transmitindo!
Hoje, já tendo acesso a estas ferramentas, que só com a falta delas é que vemos a importância que realmente tem, vejo que estive sempre muita gente do meu lado.
Não foi fácil, eu sabia que não ia ser. Em termos físicos estava bem, mas quando o que comemos não fica mais que 10 minutos ou quando acabamos uma prova que era para ter 136km e fazemos 172km e nem acesso a um banho temos, torna-se complicado.
O Titan não é uma Prova, é um Desafio. Quando voçes viam que fiz 5h07m:52s de prova, é um engano. A prova dura 24h. Acordar as 6h e não ter agua para lavar a cara e os dentes, o pequeno-almoço ser sempre cereais e pão torrado frio com mel, o almoço e jantar sempre massa e arroz com atum, chegar da etapa e ter de esperar 3h para tomar um banho de agua fria.
Enfim, não me poderei queixar muito porque gostei, e principalmente aprendi a dar valor a minha rotina que normalmente faço quando vou a uma maratona! Não considerem isto numa justificação da minha prestação, nada disso! Mas pensem..
Marco Chagas: "nunca mais aqui voltarei, estes tipos são uns animais!"
Vitor Gamito: "nem numa volta a Portugal sofri tanto"



Para terminar

Apesar de tudo terminei! Estou muito satisfeito, e orgulhoso com meu resultado!
Parabéns Vítor e Celina pelas medalhas de ouro! Parabens a todos os Portugueses, fomos enormes, onde passavamos, marcavamos! Obrigado especial Quintães!
Não foi tudo mau...! Pelo contrario, venho mais forte, mais determinado a continuar as minhas aventuras! Venho feliz por saber que tenho muita gente que se preocupa comigo, feliz por saber que sou importante para muita gente e que mesmo assim não os desiludi.
A Prova foi considerada por muitos a mais dura do mundo. Ter pedalado com o vencedor por 4 vezes de uma volta a Portugal, com o Vítor que venceu uma e que foi três vice, Melchior Mauri, Vencedor do Giro. Oscar Pereiro, vencedor do Tour de France 2007! Só posso ainda assim ficar contente por aquilo que fiz!




Aos Patrocinadores!
Uma palavra para todos os patrocinadores que me ajudaram em tudo. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para honrar o vosso esforço em apoiar-me. Talvez a certa altura as expectativas subiram mas sou mesmo assim, dou tudo o que consigo. Sei também que sou capaz de melhor que o 114º da geral em 500º do Titan por isso mesmo, se para o ano for possível, tentarei melhorar a prestação.