Segunda-Feira, 10/09/2012 - DBR
De hoje até ao próximo domingo vou actualizar este
Post sobre a minha participação no Douro Bike Race 2012. Hoje irei descrever
como surgiu a ideia de ir a esta prova e o que foi a minha preparação.
No dia 16 de Junho, participei naquela que achei ser a
prova mais dura que tive oportunidade de fazer - eoX240. Foram 244km de Btt de
V.V de Ficalho até à Zambujeira do Mar. Fiquei em 4º com um sabor
"amargo". Achei que a sorte não esteve comigo. Nessa prova, tal como
em 2010, apercebi-me que o meu corpo/cabeça esta concebido para desafios
duros/longos. As "maratonas" têm no máximo 5h de competição mas até
hoje, onde me destaquei foi nos 24h (que venci em Lisboa em 2010) e no eoX240
com 11h20', ou seja, provas a levar ao extremo o corpo e a mente.
No dia seguinte a terminar, andava a ver o que iria fazer na minha época desportiva. Estava exausto mas sou de objectivos e caso não traçasse logo uma meta, viria a vida boémia e os Kg's a mais. Quando começo nesse "descarrilar" é muito difícil travar.
No dia seguinte a terminar, andava a ver o que iria fazer na minha época desportiva. Estava exausto mas sou de objectivos e caso não traçasse logo uma meta, viria a vida boémia e os Kg's a mais. Quando começo nesse "descarrilar" é muito difícil travar.
Encontrei então o www.dourobikerace.com. Fiz uma Newsletter em PDF e enviei para cerca de 30 amigos/possíveis patrocinadores. Nessa, explicava o que era a prova, o que me propunha a fazer, o que iria precisar financeiramente, os meus objectivos finais e a possível visibilidade/retorno que teriam.
Numa altura destas, pensei mesmo que iria ser difícil.
Ainda assim, fiz e enviei! Safei-me! :) Não prometi nada a nenhum deles, nesse
PDF constatava mesmo, "Em
termos de resultados desportivos, como no passado nunca me comprometo em
objectivos que não sejam o dar o máximo, nunca baixar o ânimo e dar o máximo de
visibilidade a quem tornou possível mais uma “aventura”.
A partir desse dia, foi elaborar o plano de treino,
ver as provas que iriam haver para utilizar como preparação e treinar!
16-Jun
|
Sab
|
eoX240
|
242
|
30-Jul
|
Seg
|
Ciclismo Sines-Foia
|
120
|
|
17-Jun
|
Dom
|
Piscina + 30' Recup
|
10
|
31-Jul
|
Ter
|
Natação + 20' Bike Recup
|
10
|
|
18-Jun
|
Seg
|
Piscina | Rpm
|
15
|
01-Ago
|
Qua
|
Btt + Rpm
|
70
|
|
19-Jun
|
Ter
|
Piscina | Spinning
|
20
|
02-Ago
|
Qui
|
Piscina | Btt
|
45
|
|
20-Jun
|
Qua
|
Body Pump | Caminhada
|
10
|
03-Ago
|
Sex
|
Musc | Btt Nocturno
|
50
|
|
21-Jun
|
Qui
|
Spinning + Localizada
|
10
|
04-Ago
|
Sab
|
Ciclismo
|
85
|
|
22-Jun
|
Sex
|
Piscina + Rpm
|
15
|
05-Ago
|
Dom
|
Ciclismo
|
65
|
|
23-Jun
|
Sab
|
Ciclismo
|
25
|
06-Ago
|
Seg
|
Natação + 20' Bike Recup
|
10
|
|
24-Jun
|
Dom
|
Descanso
|
07-Ago
|
Ter
|
Piscina + Rpm
|
15
|
||
25-Jun
|
Seg
|
Piscina + 30' Recup
|
10
|
08-Ago
|
Qua
|
Btt | Ciclismo
|
110
|
|
26-Jun
|
Ter
|
Sines-Spinning-Sines
|
50
|
09-Ago
|
Qui
|
Piscina + 1H Recup
|
20
|
|
27-Jun
|
Qua
|
Piscina + 30' Recup
|
10-Ago
|
Sex
|
Descanso
|
|||
28-Jun
|
Qui
|
Spinning
|
20
|
11-Ago
|
Sab
|
20' Bike + 5 boias
|
10
|
|
29-Jun
|
Sex
|
Descanso
|
12-Ago
|
Dom
|
Santa Cruz + corrida
|
33
|
||
30-Jun
|
Sab
|
Descanso
|
13-Ago
|
Seg
|
Btt
|
48
|
||
01-Jul
|
Dom
|
Santiago Lagoa + 55'
Rolos
|
50
|
14-Ago
|
Ter
|
1h Recup + Sala + 5 Boias
|
15
|
|
02-Jul
|
Seg
|
Ciclismo Norte
|
80
|
15-Ago
|
Qua
|
Ciclismo
|
90
|
|
03-Jul
|
Ter
|
Ciclismo Norte
|
72
|
16-Ago
|
Qui
|
1h Recup
|
15
|
|
04-Jul
|
Qua
|
Rolos
|
10
|
17-Ago
|
Sex
|
Descanso
|
||
05-Jul
|
Qui
|
Ciclismo Norte
|
85
|
18-Ago
|
Sab
|
30' Bike
|
10
|
|
06-Jul
|
Sex
|
19-Ago
|
Dom
|
Btt Vidigueira
|
74
|
|||
07-Jul
|
Sab
|
Marcação Rota da Sardinha
|
55
|
20-Ago
|
Seg
|
Natação + Bike Recup
|
15
|
|
08-Jul
|
Dom
|
Rota da Sardinha
|
55
|
21-Ago
|
Ter
|
Natação + Bike Recup
|
15
|
|
09-Jul
|
Seg
|
Descanso
|
22-Ago
|
Qua
|
Descanso
|
|||
10-Jul
|
Ter
|
Portimão-Foia-Portimão
|
66
|
23-Ago
|
Qui
|
Ciclismo
|
73
|
|
11-Jul
|
Qua
|
35' Rolos Recup
|
10
|
24-Ago
|
Sex
|
Natação + Bike Recup
|
15
|
|
12-Jul
|
Qui
|
Ciclismo Portimao Foia
|
115
|
25-Ago
|
Sab
|
Descanso
|
40
|
|
13-Jul
|
Sex
|
Piscina + Spinning Recup
|
15
|
26-Ago
|
Dom
|
S.Teotonio-Foia-S.Teotonio
|
125
|
|
14-Jul
|
Sab
|
Rpm
|
15
|
27-Ago
|
Seg
|
Natação
|
||
15-Jul
|
Dom
|
Descanso
|
28-Ago
|
Ter
|
Natação + Rpm
|
20
|
||
16-Jul
|
Seg
|
Btt | Localizada
|
60
|
29-Ago
|
Qua
|
Btt
|
60
|
|
17-Jul
|
Ter
|
Ciclismo
|
70
|
30-Ago
|
Qui
|
Ciclismo Norte
|
60
|
|
18-Jul
|
Qua
|
Btt
|
35
|
31-Ago
|
Sex
|
Rolos 50' Recup
|
15
|
|
19-Jul
|
Qui
|
Ciclismo | Circuito
Cardio+Musc
|
80
|
01-Set
|
Sab
|
Descanso
|
||
20-Jul
|
Sex
|
Body Step + Natação
|
02-Set
|
Dom
|
XCM Penafiel
|
50
|
||
21-Jul
|
Sab
|
Spinning + CxWorks
|
20
|
03-Set
|
Seg
|
Rolos
|
50
|
|
22-Jul
|
Dom
|
Ciclismo
|
75
|
04-Set
|
Ter
|
Spinning
|
25
|
|
23-Jul
|
Seg
|
Rpm
|
20
|
05-Set
|
Qua
|
Ciclismo
|
96
|
|
24-Jul
|
Ter
|
Ciclismo
|
105
|
06-Set
|
Qui
|
Spinning
|
25
|
|
25-Jul
|
Qua
|
Piscina + Musc | Btt
Nocturno
|
40
|
07-Set
|
Sex
|
Descanso
|
||
26-Jul
|
Qui
|
Corrida 45m
|
08-Set
|
Sab
|
Sines-Foia
|
115
|
||
27-Jul
|
Sex
|
Btt 1h
|
30
|
09-Set
|
Dom
|
Piscina + Recup
|
10
|
|
28-Jul
|
Sab
|
Ciclismo + Rpm
|
80
|
10-Set
|
Seg
|
Piscina + Rpm
|
||
29-Jul
|
Dom
|
Descanso
|
11-Set
|
Ter
|
Descanso
|
|||
12-Set
|
Qua
|
Verificação Btt
|
||||||
13-Set
|
Qui
|
Douro
Bike Race
|
10
|
|||||
14-Set
|
Sex
|
Douro
Bike Race
|
90
|
|||||
15-Set
|
Sab
|
Douro
Bike Race
|
90
|
|||||
16-Set
|
Dom
|
Douro
Bike Race
|
50
|
Pouco depois de me inscrever nesta prova, a ACAIL tal
como muitas outras empresas do sector Automóvel passava dificuldades. Fomos informados
que iria haver um despedimento colectivo, iria ficar desempregado no fim de
Junho. Foi difícil gerir essa situação. Eu não concordei com a decisão, pois estava
por dentro de números que levavam a essa decisão, mas é sempre mais fácil
fechar o que é "alugado" do que o que é "bem da empresa".
Pagaram o que tinham a pagar e fecharam as portas.
Fecham-se "portas", abrem-se
"janelas"! Pois bem, aproveitei este acontecimento para recarregar
baterias pois sabia que para o desemprego não queria ir. Aproveitei para ir
para o Norte, para a casa dos avós da Rita, treinei! Fui para Portimão com o
meu Pai, treinei! Vim para Sines, treinei! Fui para o Norte, treinei! Fim-de-semana
de campismo, treinei!
Foram uns meses a treinar, namorar e pensar o que iria
ser a minha vida depois desta prova. Estar desempregado não é estar de Férias.
Muitos olhavam e diziam "bela vida". Nunca cheguei a sentir que
estive de férias. Férias são recompensa de trabalho, e não o estar sem ele. Ao
inicio, nem saia de casa à noite pois numa "terrinha" com 10 000
habitantes em que és conhecido a pergunta era sempre a mesma, "então pah,
fecharam a ACAIL?! e agora o que vais fazer?!"
As pessoas não perguntavam por mal, muitas
preocupam-se mesmo, mas a maioria era por "regateirice". Responder a
2/3 não custava, mas passar pelo Ponto de Encontro respondendo a 5, ir às
Tasquinhas responder a mais 5, ir às FMM responder a mais 10, passar pela Zorra
e dizer o mesmo que já tinha dito 30 vezes nesse dia: "sim, fechou! mas
não te preocupes que 2/3 meses existe Fiat/Bmw em Sines!! agora tenho de estar
de férias ate ao fim de Agosto e só depois é que posso avançar!!"
Foi dificil! Noites sem dormir, pouca vontade de
treinar, de sair, etc!! Felizmente, tenho uma namorada que me ajudou estando
presente. A minha irmã também chegou dos navios nessa altura o que trazia mais
gente a casa. O meu Pai estando na mesma posição, tornava mais fácil pois íamos
pensando num possível futuro. Talvez por minha culpa, nessa altura não tive
grande apoio dos amigos, talvez porque escondi os "meus problemas",
talvez porque comprei "guerrinhas" parvas ao longo dos anos. Aprendi
que devia ter percebido que as coisas só tem a importância que lhes damos, mais
valia ter estado quieto e calado.
Depois destes dias de competição no Douro Bike Race,
irei enfrentar um novo desafio da minha vida. As bikes irão ficar para as 6h da
manhã, 20h da noite e aos Domingos às 9h na Rotunda do Oliveira. Irei avançar
com um projecto no mesmo ramo que estava. Empenho a 200%! Vamos contra as
expectativas pessimistas e prognósticos dos sépticos economistas. Para Outubro,
inauguração da FIAT/Lancia/Alfa Romeo, em Sines, em frente ao Centro de
Inspecções e do Kota N.Guia!
Kota Guia, quando comecei nas "bikes" já por
cá andava. Ao inicio os "grupinhos" eram "rivais" mas com o
tempo as opiniões mudam, as pessoas crescem, aprendem. Foi isso que aprendi
contigo. Obrigado pelos muitos km que fazemos, pela força que deste quando
fechou a Acail. Um amigo está presente quando ganhei as 24H Lisboa mas também
quando fiquei desempregado, bons e maus momentos!
Hoje não foi dia de treino. A semana que
antecede uma competição de 4 dias é de puro descanso. Andei a tratar de
orçamentos para o novo Stand, comer bem, descansar e ao fim do dia ir até ao
Kalorias Club Sines fazer piscina e banho turco para relaxar e descontrair. O
treino foi feito, agora é altura de descansar para recuperar e estar bem
quinta, sexta, sábado e domingo!
Terça-Feira, 11/09/2012 - DBR
Ansiedade começou! A noite não foi muito tranquila,
era para ir hoje para cima, buscar a Nova Fiat Strada (patrocinio da Fiat Profissional). Mas como não chegaram os pneus (Hutshison Python 29" 2.0 Tubless) tive de ficar por cá. Segundo a Seur chegam amanhã! Chegando é só seguir para a BikesSantiago por tudo Ok e seguir viagem!
Foi dia de aproveitar os patrocinios, fui buscar os equipamentos, oferta do Kalorias Club elaborados pela SD-Simple Design que adorei o trabalho! Depois fui até à "Estética Maia" fazer uma massagem de relaxamento. Para completar fui dar um mergulho e nadar um pouco à praia de Sines.
Estes dois dias foi só descanso, comer e dormir. Recuperar forças para 4 dias de competição. Pelos graficos que a organização mostra, vejo 3 etapas dificeis para a minha forma de pedalar e o ultimo talvez mais ao meu jeito. Subidas ingremes com mais de 15% inclinação são coisas que nunca treino, porque em sines o maximo são 11% durante 200m. No ultimo dia, dá ideia das subidas serem mais longas com menos inclinação, o que estou mais habituado. Não será desculpa. Vamos ver o descer, esta tendinite no "pulso/antebraço" teima em não desaparecer.
O terreno, é pedra+pedra=pedra por isso irei com cuidado para não cumprometer o 1º objectivo, terminar!
Quarta-Feira, 12/09/2012 - DBR
Acordar, comer e fazer os 30km até Amarante. À
chegada, os meus PARABENS a todos os responsáveis da organização. Nunca tinha
estado numa prova tão bem organizada. Tudo está delineado, tudo está avisado, a
cidade respira Douro Bike Race!
Eu era o 14º a partir. Devido ao “patrocínio” de um “patrocinador” do DBR, fui colado a partir logo ali no inicio, teoricamente ao pé dos “cavalos” J
Antes fiz 20 minutos em rolos para aquecer (apesar dos 31º) http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222357446
Depois foi altura de andamento, 10km muito giros mas onde me enganei 3 vezes. Nesta altura ainda não sei a minha posição final. Pelo meu tempo no Gps, creio que fiz o que queria, só amanhã saberei. Se não fossem os enganos, tinha tirado 2 minutos ao meu tempo, mas se me enganei é porque ia rápido de mais J aqui fica o registo http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222357442
Para terminar e estar preparado para o dia de amanhã que me espera duro, fiz 20 minutos de rolos para tirar o acido lácteo http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222357435.
Amanhã Serra do Marão, 90km com 3000 D+. Foi para isso que vim aqui!!
Quarta-Feira, 12/09/2012 - DBR
Lá chegaram os pneus!! Que stress em cima da hora
andar nisto! :/ Mais de 10 chamadas para a Seur lá me disseram que a encomenda
chegava as 12h à BikesSantiago. Ateimei que levaria aqueles pneus e lá o André
montou e pôs a Niner “afinadinha” para 8000 metros de subida! J Obrigado André, Obrigado Ricardo pelo apoio e ajuda
nesta prova!
Depois foi ir a experimentar a “máquina” e a ir tirar
a goma do pneu http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222357452
Cheguei a Sines, foi pegar em tudo e seguir viagem.
Passar em Almada, “agarrar” a Ritinha e ir ao IMV. Nova Fiat Strada 1.3
Multijet 5 lugares Adventure! Fica mesmo a calhar para este Mundo! De Lisboa a
Sande (Marco Canaveses, onde estou) em 4H com paragem para Jantar em
Coimbra. Consumo, 6,3L! Bela maquina :D Obrigado Fiat Profissional, Obrigado
Ricardo Vieira pelo vosso apoio na carrinha e na deslocação. :D A carrinha tem
dado nas vistas, vamos ver se consigo vender aqui uma :D
Agora, cama! Estou um pouco ansioso, ou nervoso!
Amanhã é ainda “calminho”, serão 10km à morte, ou não. Irei controlar porque
não quero deitar tudo a perder logo no inicio e porque compensava ir a “fundo”
se soubesse que ficaria nos 5º primeiros. Esses partem no Bloco A. O meu
objectivo é fazer entre o 6º e o 99º para ficar no Bloco B. Estão 303 atletas
inscritos no nível Epic. 650 ao todo no Douro Bike Race.
Quinta-Feira, 13/09/2012 - DBR 1
Eu era o 14º a partir. Devido ao “patrocínio” de um “patrocinador” do DBR, fui colado a partir logo ali no inicio, teoricamente ao pé dos “cavalos” J
Antes fiz 20 minutos em rolos para aquecer (apesar dos 31º) http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222357446
Depois foi altura de andamento, 10km muito giros mas onde me enganei 3 vezes. Nesta altura ainda não sei a minha posição final. Pelo meu tempo no Gps, creio que fiz o que queria, só amanhã saberei. Se não fossem os enganos, tinha tirado 2 minutos ao meu tempo, mas se me enganei é porque ia rápido de mais J aqui fica o registo http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222357442
Para terminar e estar preparado para o dia de amanhã que me espera duro, fiz 20 minutos de rolos para tirar o acido lácteo http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222357435.
Amanhã Serra do Marão, 90km com 3000 D+. Foi para isso que vim aqui!!
Começou o verdadeiro DBR’12!!! ARE YOU READY?
Em primeiro lugar, antes que me esqueça, quero começar
por agradecer aos avós da Rita. Eng.º Vidigal e Dona Constança. Estou na casa
deles mais uma vez. Sempre foram pessoas que me acolheram de braços abertos.
Acabei de comer esse pitéu feito pela Ritinha para me
tentar “recompor” as 4500k/Cal perdidas hoje.
Recapitulando e voltando ao Inicio. O dia começou bem
cedo. Aliás, nem sei se terá terminado o de ontem. A ansiedade tomou conta da
minha noite e dormi 3H. Quem me dera ter um botão com o Off. Voltas e voltas na
cama e nada! E para quem faz desportos de endurance sabe que o descanso é
tão/mais importante que o treino.
Aos 15km, começam os pedais a “gritar”. Berraram e com
muito óleo foram ate ao fim. Pior, foi o banco ir baixando, baixando e eu
“ateimar” que aguentava até ao ZA2 (onde estava a Rita com a ferramentaria)
para por tudo como deve ser.
Levantei o espigão, óleo e segui viagem. Mas as dores
nos Rins de ir a pedalar durante 30km ficaram.
Lá fui no meu andamento.
Ao km62, o ponto alto da minha prova. Fiz algo que
nunca senti e que duvido irei sentir. Ia a subir no meu andamento em alcatrão e
vejo um atleta com a “bike” à mão e o pneu furado. Ele nem reparou que eu vinha
ali. Ele nem pediu. Ele nem disse nada. Enquanto eu me aproximava, saquei da
camera-de-ar em andamento e joguei. “Muitas Gracias, ÈS GRANDE!!!”
Depois, encontrei um já “meu” conhecido das Maratonas,
Helder Sequeira de Braga. Fizemos juntos o XCM Manteigas e conversamos sobre
alguns treinos via Facebook. Temos andamentos parecidos e fomos ate ao fim
juntos.
Registo de hoje, http://connect.garmin.com:80/activity/embed/222633829
Sexta-Feira, 15/09/2012 - DBR 3
Ontem dizia que tinha sido o maior “empeno” da minha
vida, hoje rectifico, hoje sim, foi o pior empeno da minha vida.
Continuo sem saber de classificações, mas sei que
ontem estava dentro dos 50. Amanhã partirei para os 50km muito desgastado, mas
foi por isso que vim. Não me posso queixar. Mais tarde, friamente irei analisar
o que foi a prova. Agora a quente e com pouco tempo para rescaldos que estou de
rastos e que era cama, acabo as etapas com a sensação que: “a subir passam por
mim que nem tordos, a descer que nem balas”. J
Acordei pelas 6, pequeno-almoço e eu e a Rita lá fomos
caminho de Amarante. São 30km entre curvas e contra-curvas mas que a Fiat
Strada “atulhadinha” dá bem conta da situação. Cheguei foi trocar os pedais e
por na partida, nem dá tempo para muito. Como estou nos 99 primeiros, parto do
Bloco A e rapidamente chego à frente da corrida, mas também rapidamente vejo
que ali não é o meu lugar. Aos 8km já o “motor” vai na Red-Line tive de
“abrandar” a pedalada.
Será uma etapa que irei guardar na memória. Paisagens
únicas, achei muito mais bonita a Serra do Alvão que a do Marão. Mas o calor
(38º) e as subidas de 34% não me permitem fazer melhor. Não sei quantos Alentejanos
estão nesta prova, mas certamente muito poucos. O ponto mais alto que tenho num
raio de 50km de Sines é a Serra do Cercal a 250m de altitude e subidas de 12%.
Aqui tenho apanhado 8km a subir com altura de 34%. A descer tenho cãibras nos
braços :D
O que mais posso dizer?! Que independentemente do meu
resultado, dos “empenos”, do cansaço, estou satisfeito por estar aqui. Se já me
passou na cabeça desistir? LOOOL acabar 95km com média de 14km/h o que acham?!
Porque não desisti? Porque talvez o objectivo real seja o de terminar com esta
cara e porque tenho tido uma namorada incansável em todos os abastecimentos e
“gritar” por mim mesmo vendo que estou de rastos. Aqui fica o meu registo do
Garmin http://connect.garmin.com:80/activity/embed/223042570
Tenho comido e bebido exageradamente por necessidade.
Muito muito calor. Hoje cerca de 10L de líquidos, 7 barras, 3/4 bolicaos, 3/4
madalenas, 3/4 bananas, 3/4 copos de coca-cola etc!!!
Amanhã é o ultimo dia. São 50km com 1500m D+. Para
quem lê isto e pouco percebe:
Mítica Alvalade-Porto Covo, 70km – 650m D+
Mítica Alvalade-Porto Covo, 70km – 650m D+
DBR Dia 4, 50km
– 1500m D+
São +- 3Kg! Mas que fazem falta. Mas sem eles nesses
primeiros 20km que não levei, não tive dores de costas e sentia-me bem. Poucos
são os atletas que levam. Eu levo porque a Niner só tem um porta bidon, e
apenas 0.75cl é muito pouco.
Depois começaram os problemas. Começou a subida de 17km. Nos primeiros 5km da subida, ia no meu ritmo com o Hélder Sequeira e de repente fiquei sem esticador atras. O cabo partiu e fiz 9km a pé até ao ZA2, onde estava o mecânico do DBR. Com ajuda da melhor amiga do “btt-tista” (uma braçadeira) lá segui viagem. Tinha mais 3km pela frente de subida e agora tinha a corrente a meio da cassete. Não era o ideal, mas remediava e já dava para subir, em esforço, mas dava! J
Acaba a subida, começa a descida. E agora?! Pois, ou tinhas mudanças leves, ou pesadas. A solução da braçadeira é ficar em Single-Speed – apenas uma velocidade. Agora não tinha velocidade a descer.
Bem, lá fui andando andando com a ideia bem certa: neste Douro Bike Race 2012 não tive muita sorte do meu lado, mas vou chegar ao fim com um sorriso porque eu lutei para estar aqui.
A 3km do fim para chegar a Amarante, ainda tempo para uma descida de 3km com respectiva subida para remediar o erro. Enganei-me no caminho e lá fui a outra localidade qualquer perto de Amarante, ou seja, 6km e 200m de subida :\
O dia de hoje, tencionava ser o mais positivo. Acabou por em termos de classificação ser “fraquito”. Em vez dos 1500m D+ fiz 1750, em vez de 49km fiz 55km. Em vez de subir na classificação, desci. Mas no fim, consegui sorrir na mesma porque terminar este DBR já é para mim um motivo de satisfação. O registo de hoje http://connect.garmin.com:80/activity/embed/223883187
Domingo,
16/09/2012 - DBR 4
Hoje, era a etapa que previa conseguir a melhor
classificação. Tal como nos dias anteriores, 6h em pé caminho de Amarante na
Fiat Strada conduzida pela Rita ;)
Bike Park, vestir, cafezinho e Bloco A. Arranquei bem,
no grupo da frente e ao km20, no primeiro abastecimento seguia nos primeiros
20. Era o que previa. Subidas com menos pedra e mais longas com menos
inclinação e mais zonas rolantes.
Como a Rita ia a esse primeiro ZA1, aproveitei para ir
sem “camelbak”, que ela ai me daria para eu seguir até ao fim dos 50km com 1500mD+.
Porque falo do “camelbak”? Porque por vezes perguntam-me o peso da minha “bike”.
Eu digo 9,5kg sensivelmente pois preciso de fiabilidade. Mas quanto e o que
pesa a mochila que levo as costas para fazer os 250km?
1 drop out
3 barras
2 géis
1 conjunto de ferramentas
2 co2+adaptador
1 bomba de mão rápida
2 Litros de Isotónico
1 telemóvel
Depois começaram os problemas. Começou a subida de 17km. Nos primeiros 5km da subida, ia no meu ritmo com o Hélder Sequeira e de repente fiquei sem esticador atras. O cabo partiu e fiz 9km a pé até ao ZA2, onde estava o mecânico do DBR. Com ajuda da melhor amiga do “btt-tista” (uma braçadeira) lá segui viagem. Tinha mais 3km pela frente de subida e agora tinha a corrente a meio da cassete. Não era o ideal, mas remediava e já dava para subir, em esforço, mas dava! J
Acaba a subida, começa a descida. E agora?! Pois, ou tinhas mudanças leves, ou pesadas. A solução da braçadeira é ficar em Single-Speed – apenas uma velocidade. Agora não tinha velocidade a descer.
Bem, lá fui andando andando com a ideia bem certa: neste Douro Bike Race 2012 não tive muita sorte do meu lado, mas vou chegar ao fim com um sorriso porque eu lutei para estar aqui.
A 3km do fim para chegar a Amarante, ainda tempo para uma descida de 3km com respectiva subida para remediar o erro. Enganei-me no caminho e lá fui a outra localidade qualquer perto de Amarante, ou seja, 6km e 200m de subida :\
O dia de hoje, tencionava ser o mais positivo. Acabou por em termos de classificação ser “fraquito”. Em vez dos 1500m D+ fiz 1750, em vez de 49km fiz 55km. Em vez de subir na classificação, desci. Mas no fim, consegui sorrir na mesma porque terminar este DBR já é para mim um motivo de satisfação. O registo de hoje http://connect.garmin.com:80/activity/embed/223883187
Segunda,17/09/2012 - DBR Rescaldo
Já estou por Sines. Hoje fui ao Osteopata a Setúbal
para por os ossos no sitio ;) Um Douro Bike Race deixa as vertebras um bocado “torcidas”
e a tendinite no pulso que tenho a algum tempo foi pouco a pouco dando sinal.
Agora já mais a frio, olhando para a prestação e para
o que foram os 4 dias de competição posso dizer que errei em alguns aspectos e
outros eram incontornáveis. Foi um Douro Bike Race que eu olhava para os
gráficos e para a kilometragem e não imaginava o que iria ser. Eu não conhecia
nenhuma das Serras e ai foi o primeiro erro. Muito do meu treino é feito em
Ciclismo, para poupar material de Btt pois sou um atleta amador e os recursos
são escassos e andar a trocar corrente, pneus, cassete, pastilhas são 200€ de
750 em 750km. Fiz varias vezes este ano a Foia para treinar subida, fazia
treinos de series na subida da Praia de Sines, etc! Mas eu não pensava subir
34%. Não pensava descer de tal maneira que tinha caibras nos braços e nos dedos
dos pés!!
Quando eu analisava os gráficos antes da etapa, via que
tinha uma subida com “picos ingremes” mas não imaginava que eram de 34% nem que
por vezes eram em “calhaus”, não imaginava que a descida era pior que a subida
– e eu que pensava ter técnica confessei mesmo num ZA: “a subir passam por mim
que nem tordos, a descer que nem balas!!!”.
Errei no treino, em vez de ter ido 6 vezes a Foia de
ciclismo porque queria apenas treinar subida, devia ter ido algumas de Btt para
treinar subidas/descidas sem tracção, porque não me interessava subir bem em
alcatrão, o que apanhei foi subidas e descidas em pedra.
Sobre a organização e toda a prova. Imaginem Barrancos
parado para a festa dos touros. Sines parado para as FMM. Lisboa parada para a
Expo 98. Amarante parada para a DBR. Não houve nada que eu tenha encontrado que
não tivesse sido pensado. Desde a chegada até a minha saída, parecia que o João
Marinho e o José Silva juntamente com a restante/gigante Staff tinham pensado
em tudo. Marcações, trilhos, placas segurança, sítios correctos de agua, sítios
correctos de alimentos, informação sobre restaurantes. Apenas a Rita teve
dificuldade em encontrar alguns pontos de ZA porque os GPS’s não encontravam
certas aldeias “remotas” no meio do nada em que ao passarmos lá, víamos que
aquelas pessoas tinham visto mais gente naquele dia que em todo o ano! Deveria
haver um Road Book para quem acompanha os atletas. De resto, de 0 a 10, dou 100
a este Evento. De tudo desportivamente em que participei, foi TOP! (Tintan’s,
24H, Maratonas XCM, Maratonas locais, etc!) Fenomenal!
Videos da organização:
Apresentação - http://youtu.be/ZwWUAVZ0izc
DBR 1 - http://youtu.be/rjoTL0iIFWU
DBR 2 - http://youtu.be/nkbUuo4wxiY
DBR 3 - http://youtu.be/KQ3keatlSrE
DBR 4 - http://youtu.be/9-u27STMU74
A minha bike. Tirando o cabo de desviador partido no último
dia e dois pratos SNV que pus no primeiro dia, mostrou-se fiável. Achei que não
é a máquina correcta para um DBR. Muita pedra exigia uma suspensão total.
Subidas ingremes pedia uma transmissão com “avozinha” ou então um prato 24 em
vez de 26 (o que tenho). Os pneus foram “híper” fiáveis, nem um furo e passei
por tantos atletas com problemas. E pela primeira vez senti dificuldade em
alguma zonas com o tamanho das rodas, a 29”! Talvez a bike perfeita para o DBR
fosse uma Specialized Epic S-Works ou uma Trek Top Fuel ambas 26” com +- 9,5kg,
com dois porta bidons e com uma transmissão de 3 pratos.
Quando decidi ir a esta prova, eu sabia que iam ser
250km difíceis. Os km são os mesmos que em Junho fiz o eoX240. Mas nessa prova,
apenas uma dia, tive 3900m D+ e nesta 8000mD+ em 4. É o dobro, é certo, nem
parece muito. Mas no eoX240 talvez a zona com maior inclinação tenha sido 13%
durante 200m, o restante era a própria planície do nosso Alentejo a fazer o
acumulado. Ali não, descia mesmo, batia lá no fundo, e agora vá,
15/20/25/30/34% durante 12/14/16km!
Nessa fui 4º classificado com 11h20’. A categoria dos
atletas não era a mesma, mas do que conheço deste desporto e da sensação que fiquei,
se muitos dos atletas que foram ao DBR fossem ao eoX240, ficavam a horas de
mim. Eles sobem e descem tão bem, mas assim que havia ali 500m de plano eu
seguia viagem.
Uma experiencia que adorei, fui para uma prova que não estou habituado. Subir e descer que parecia XCO. Aprendi mais umas coisas
sobre Btt. A superação de mais um desafio, ultrapassar limites e dor foram conseguidos. Trago imagens principalmente da Serra do Marão e Alvão que são impossíveis
de chegar lá de carro e que tenciono lá voltar. Espectacular!
Por último, e muito muito importante. Obrigado
STARBALM! Obrigado FIAT Profissional! Obrigado Nutrilogia! Obrigado Estetica
Maia! Obrigado BikesSantiago!
7 comentários:
Agora só tens que fazer o teu melhor e não haver azares. Boa Sorte e que corra tudo bem!
Obrigado Nuno! Obrigado pela tua ajuda na Rota da Sardinha e pela companhia que fizes-te em alguns treinos! Vou dar o meu melhor tendo a noção que o primeiro objectivo é o de terminar bem! Abr
Força Tiko.
Diverte-te muito e que tenhas uns restantes 3 dias sem azares.
Fico por aqui a torcer.
Abraço
Força Tiko, estamos contigo!
Um abraço,
Pedro Guerreiro
Obrigado :D Esta a ser muito duro mesmo!!! Hoje tive o maior empeno da minha vida!
Os cães ladrão e a caravana passa! Mais uma feita! Todos andam, principalmente todos falam mas és tu que lá vais sofrer! Parabens amigo! Grd abr
Granda Tiko
Enviar um comentário