domingo, outubro 9

Passeio "A GRALHA" | Stevens 9kg vs Ktm 13,5kg


Habituado aos 9kg da minha Stevens Scoope Team, ontem e por motivos de força maior, fui "obrigado" a precorrer 89Km com uma KTM suspensão total já "velhinha" com cerca de 13kg.

Esta experiência levou-me a pensar no assunto do "peso"
- 1Kg = +- 1 000€, valerá a pena tanto dinheiro?
Não será melhor fazer uma alimentação para corrigir o "excesso" e ter uma bike que nos garanta a fiabilidade necessária e poupar uns €€€?
Numa altura destas, em que os bancos custam a auto financiar-se, não emprestam dinheiro para o pessoal comprar uns carros ;), as subidas de juros, os "bombardeamentos" diários do bicho "Troika" e suas medidas de austeridade, a crise, as especulações das agências de rating e afins, é por este cenário que nos apresentam todos os dias, que me leva a questionar se valerá a pena os sacrifícios para ter bikes no valor de 5000€ = 9Kgs!
Será que vale a pena?

Voltando ao assunto do post, o meu "passeio" de domingo.
Montado na bike para o aquecimento, sai de Sines na companhia de dois amigos, João Peixeiro e Pedro Jacob, em direção a Porto Covo, onde ia participar no IV Passeio Btt - A Gralha, passeio de andamento livre com um percurso de 55km e um acumulado próximo dos 800m.
De início e olhando para as caras conhecidas que marcavam presença no "passeio", adivinhava-se um "passeio" com um ritmo elevado, pensei para mim: -Isto hoje não vai ser fácil e talvez não aguente o ritmo que esta malta vai impor com esta maquina! Para meu espanto e passado os primeiros quilómetros era eu que ia a impor o ritmo de um  "passeio" ;) que considerei em tudo 10*, Parabéns A Gralha. Acabei por cortar a meta na frente a par com o meu companheiro Nelson Guia, muito bom!
5, 10min para beber uma água e dar uma palavrinha á malta que nos esperava e estava na hora de regressar a Sines, novamente a pedalar agora para "descomprimir" ;).
No total foram ao todo 89,32km em 3h38m27s o que dá uma média de 24,56s, com alturas de andamentos bastante lento.
Após revigorante banho, ai estou eu de volta ao Porto Covo agora ao volante, onde me esperava um belo de um almoço com sardinhas assadas, febras grelhadas e muito convívio. Para terminar e porque o Verão teima e permanecer por estas bandas, nada melhor que um mergulho em São Torpes para relaxar, qualidade de vida!
Ao fim da tarde e a caminho de Grândola para levar a Rita ao comboio, surgiu em conversa o tema do início deste post.
Valerá mesmo a pena gastar tanto dinheiro em material para tirar peso?
Valerá a pena ter bikes tão leves para o nível em que andamos?
As marcas com o seu marketing a bombardear menos peso = a mais andamento, não será melhor ter uma bike mais barata e mais fiável?
A minha opinião, e avaliando o que se passa comigo nestes últimos meses, chego á conclusão do seguinte:
Após descanso do TitanDesert, perdi 4,5Kg, o mesmo peso que difere entre as duas bikes de que falo neste post.
Questiono-me, se a diferenças de andamento são assim tão notórias, será que ando mais rápido na minha magrinha Stevens de 9Kg do que naquela gordinha KTM de 13,5Kg que andei neste fim-de-semana?

  

A minha Stevens é tão leve e frágil que poderia ter um "azar" e todos sabemos que há mínima distração e lá estamos nós no chão, preocupados com o material, que com alguma sorte ainda não foi desta que estalou alguma coisa, para não falar na manutenção que é necessário fazer no XTR que monta a Stevens em relação do SLX da KTM e nem vou aqui referir a diferença de preços, até magoa!
É por estas e outras razões que me leva a preguntar se vale a pena, investir em material caríssimo para retirar uma gramitas da bike.
Não será melhor treinar a sério, investir os €€€ num nutricionista, que nos ensine a ter uma alimentação adequada e equilibrada e preparar uma bike fiável e adequada a nossa realidade.
Com um quadro em carbono, umas rodas tubless, um grupo Shimano XT ou Sram X-7, com uma suspensão Reba, são por volta de 1800€ e cerca de 10,5kg de peso, o que em minha opinião chega bem para chegar bem classificado, não creio que seja daí que perdemos 10m para o 1º classificado de uma maratona!

Já agora, a minha nova novidade!


Sabado, vamos ver como corre em Alcacer, já irei de 29"! Depois, farei o rescaldo dessa maratona e da experiencia de passar de 26" para 29".

Sem comentários: