segunda-feira, outubro 31

Raid Btt Monchique

Hoje, até podia começar de diversas formas. Com desculpas pelo resultado, pela dureza da prova, pela pouca preparação para a prova etcc :)


Prefiro começar com um video que ajuda a esclarecer



Agora oiçam a ler..
"sábado fui ate à balada, eu ate estava dançar, fui ali no alex, ganhei juizo e fui deitar :)
domingo!
stevens stevens assim voçe voçe me mata, ai se eu txi pego ai ai seu txi pego!!
caibrã caibrã assim voçe voçe me mata, ai se eu txi pego ai ai seu txi pego!!

Foi o que "impovisei" durante os ultimos 10km!

Mas este nao foi o único  pensamento estranho que tive para ultrapassar, aquela que passei a considerar uma das melhoras provas em que já participei!

"Rocha, onde metes-te o meu sofá?!"  "Dass! o protector de corrente não é para proteger o espigão...!!!" etccc




Voltanto à prova..
Foi uma boa semana. Fechei 5 negocios e deu para treinar minimamente, mas apenas em ginasio. Queria ter tipo tempo para fazer uns km's de Stevens 26" pois já sabia que a Niner 29" não iria acabar a revisão a tempo. (1º erro) jamais passem de 29" para 26" em prova!
No sábado, e porque esta foi a minha 5º maratona no mês de Outubro (!!!), achei que mesmo sendo véspera de prova, apeteceu-me ir dançar com a Rita até ao Alexander's. A hora mudava, ia na carrinha, tinha dormido 8 horinhas de sexta pa sabado e uma sestinha no sabado á tarde por isso iria recuperar minimamento para a prova - julgava eu :)

2 horinhas na cama, vamos lá malta (João Peixeiro, Daniel Vilhena, Armando Inacio e Nuno Ganchinho) rumo a Monchique para subir, descer, subir, descer aquilo que eu adoro.. FOIA!

Fui como federado, partindo bem e nos primeiros 4 km a ir na perseguição dos 2/3 líderes eis que no fim da subida, entramos numa zona de single track antes de começar a descer (2º erro).

Qunado cheguei da noite, pelas 4h, olhei para o protector de corrente que a "Isabelinha" tinha lavado e pus no espigão para não me esquecer em casa. Supostamente antes de iniciar a prova convinha por a protecção da corrente. Ora, para quem é novo no Btt, até pode pensar desculpas..! Para quem anda, sabe que parar ali 20seg é o suficiente para passarem 10 na esgalha e perder um bom possível ritmo inicial de prova. Era essencial pois a corrente a bater naquela zona do carbono não aguenta muitos km assim.

Começamos então a descer, (3º erro) 3 Bar no pneus da frente! Habituei-me a andar assim no deserto devido a pedra (com pressão alta fura menos) e fiz o mesmo para esta prova mas a descer aquela gravilha "miudinha" a alta velocidade com inclinação, parecia manteiga e sem um unico treino na roda 26" ainda ia com mais medo.

Pareciam setas a passar por mim! Chegando então a uma zona mais rolante, chega o nosso amigo Matias com quem ainda fiz uns 5km até chegar a um riacho e saltar a corrente! Já nem sabia o que mais me podia acontecer, optei por fazer um amigo de circunstância. Nada mais nada menos com o vencedor em Veteranos C. 21º Titulos de Campeão Distrital, diversas vezes campeão Nacionnal etc..

Vim então com o "Professor Cabrita" até faltarem 10km para o fim, altura em que depois de passar por o nosso amigo Arsenio vieram as 2h de cama, ou terá sido a falta das 6h?! Isso seria uma desculpa pois fui para a discoteca consciente do que estava a fazer, e diverti-me!

Nunca tinha tido Caibrã em prova. Apenas depois! É complicado :) a unica maneira que passavam era sair da bike e continuar a andar a pé com as pernas bem esticadas e a bater/socar nos "troncos". Foram duas. Diria que cada uma delas com penalização de tempo de 3/4 minutos. Razões para isto?!
  • 29" para 26";
  • desmultiplicação de 2 pratos na 29" para 3 pratos na 26"; (até devia ajudar)
  • abrandamento/paragem de nutrição;
  • 2h de cama;
  • ritmo inicial alto;
  • 62km com 2000m subidas;
  • cansaço de 5 maratonas em 1 mês;
  • pouca comida, 1 barra + 1 gel + 2 isotonicos de 600ml;
  • Excesso de cafeína (3 cafés seguidinhos para acordar + 2 No-xplode)
  • entre outras..!
Dados/Classificação
Distancia Total de 63km
Tempo: 3h34m35s
Vel média: 15km/h
Class geral: 23º

Independente de tudo isto, foi um dos melhores dias de Btt da minha vida. Trilhos brutais, dureza extrema, bom secretariado, banhos e almoços com rapidez. Tudo 5* - Fica já agendado, sem duvida que é para voltar em 2012!

Agora, descansar bem esta semana para a ultima prova da época, 4H Resistência no Autódromo Internacional do Algarve em dupla com o Daniel Vilhena.

Assumo, desde já, que quero uma classificação de Top para acabar um 2011 da melhor forma.

Esta semana tenho uma motivação extra: a minha Irmã chega dos cruzeiros, o meu Pai de Angola, vou poder ver o Kaka e matar saudades dos 3! =)))

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Atleta, a honestidade é boa companheira....
Class. Dorsal Nome Equipa Licença Cat. FPC Cód. UCI Tempo Gap

23º 18 Helder Augusto Mendes Filipe Individual 39362 Elite POR19870323 3:34:35 0:29:27

Não coloque no seu Blog classificações que não são suas, não lhe fica bem.

Tiko Filipe disse...

Procurei toda a semana pelos resultados oficiais ate postar este Post pois não pensava ter feito 11º. Foram dados por atletas que estavam à partida.

Obrigado pela informação mas... a ironia na honestidade é boa companheira e colocar classificações que não são suas não lhe fica bem não é bem para a minha pessoa.. possivelmente não me conhece